Móveis multifuncionais e com tons semelhantes ao restante da decoração deixa o ambiente muito mais agradável e acolhedor. Veja dicas para inovar no seu espaço
O crescimento de varandas com áreas gourmet têm sido mais frequente nos novos projetos de apartamentos. Os espaços ganham churrasqueiras, pias e até uma pequena área de estar, onde alguns mobiliários são estrategicamente posicionados.
Mas como decorar a varanda e aproveitar todos os ambientes e ainda conservar os materiais? Independente do tamanho do apartamento, o ideal é apostar em móveis multifuncionais para garantir que todo o espaço seja muito bem posicionado e aproveitado. Nesse caso, a melhor solução são os planejados.
“Existem várias lojas que oferecem estratégias de posicionamento desses ambientes. Haverá uma avaliação no local e a partir daí, serão indicados os melhores estilos de decoração. É uma forma de garantir que tudo saia de acordo com o estilo do casal”, orienta Marco Antonio Garcia, arquiteto e paisagista.
1. Qualidade e vida longa!
Embora a varanda seja coberta, é impossível escapar da luminosidade natural. Para isso, investir em móveis indicados para áreas externas é a melhor saída para garantir maior longevidade dos produtos. “É preciso optar por móveis indicados para áreas externas, mesmo que não sofra com a chuva, haverá uma certa luminosidade no local. Para isso, opte por madeiras revestidas, inox e alumínio”, comenta Garcia.
2. Multitarefas
Escolha móveis com vários compartimentos, prateleiras e tábuas para armazenar os produtos e os alimentos. “Próximo à churrasqueira, deverá ter gaveteiros para guardar facas, garfos e outros utensílios domésticos. Os alimentos não precisam ficar expostos lá, já que o apartamento já tem a cozinha”, orienta o arquiteto.
Quem disse que a parede não pode te ajudar a deixar o ambiente muito mais criativo e acolhedor? Pendure objetos decorativos nelas, como panelinhas e tábuas. “Temos que pensar que decorar a casa é um momento de diversão e criatividade! Deixar usar e abusar da imaginação tornará o projeto muito mais encantador”, brinca Garcia.
3. Móveis necessários
Embora haja diferentes modelos de mobiliários, é indispensável que a pia seja de mármore para facilitar na hora da higienização e manuseio dos alimentos. Outra peça essencial são as prateleiras para colocar os potes organizadores.
Caso você opte por colocar cadeiras que tenham estofados, esqueça os de pano! Com a fumaça da churrasqueira, corre o risco de ficarem com cheiro. Além também de pingar algum alimento que manche o material. “Dê preferência as peças sem panos. Existem modelos rústicos que ficarão um charme!”, diz o arquiteto.
4. Fumaça, não!
É preciso que a churrasqueira seja colocada na parte com facilidade de saída da fumaça. Caso não há, é preciso ter um exaustor para sugar e evitar que entre nos outros cômodos do apartamento.
5. Decoração
Equilibrar os tons da varanda com o restante do apartamento é essencial para haver harmonia entre os ambientes. “Se a predominância for tons vibrantes, invista em tons mais neutros, ou vice-versa. No caso de optar por tonalidades suaves, invista nos acessórios coloridos”, alerta o arquiteto.
Inspirações de varanda gourmet
O arquiteto Thiago Mondini criou o projeto da varanda gourmet a seguir, em Blumenau (SC), e comenta: “Neste projeto, a cozinha é integrada com toda a área social do apartamento, composta pela sequência estar-jantar-varanda. Predominam os tons neutros de bege e marrom. Foi criado um pequeno bar de apoio junto à cozinha, para um bate papo enquanto é preparada a refeição. Uma escultura de uma formiga em ferro traz um ar despojado ao ambiente da varanda.”
Veja ofertas das melhores lojas para decorar sua casa no Guiato.
fonte: dicasdemulher